quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bendito ou maldito Facebook?


Depois de alguns meses sem postar algo, estou novamente aqui para tentar expressar em palavras algo que tenho refletido em meus momentos a sós.
O tema é bastante comentado nos dias atuais e em quase todas rodas de conversa ele está presente. Refiro-me ao “bendito” Facebook, ou “maldito” rs.
Nesta rede social encontramos todos os tipos de postagens e comentários. Algumas vezes curtimos e compartilhamos uma publicação e outras vezes preferimos nem comentar. Muitas vezes criamos certa afinidade com alguns amigos do Face devido eles partilharem das mesmas coisas que gostamos e outras vezes nos surpreendemos com certas publicações de amigos por estarem se apresentando de uma forma tão diferente da qual imaginávamos.
Para continuar a falar sobre este assunto preciso somente fazer uma observação em relação a opção “curtir” do Facebook. Na versão em inglês o nome desta opção é “like” que traduzindo para o português tem mais o sentido de você gostar de algo.
E nós humanos, no contato com o outro nos definimos pelo que gostamos e não gostamos. Por exemplo, quando falo para alguém que gosto mais de doce do que salgado, eu estou apresentando quem é o Lucas para esta pessoa.
Até ai tudo bem, o difícil é quando o outro gosta mais de salgado do que de doce, ou acredita que somente comer salgado é saudável, ou se ele é diabético e não pode ouvir a palavra doce que sua diabetes já se desregula.
Para tornar mais clara esta questão, quero contar uma história sobre um avô, um neto e um burro.
Um velho resolveu vender seu burro na feira da cidade. Como iria retornar andando, chamou seu neto para acompanhá-lo. Montaram os dois no animal e seguiram viagem.
Passando por umas barracas de escoteiros, escutaram os comentários críticos; "Como é que pode, duas pessoas em cima deste pobre animal!".
Resolveram então que o menino desceria, e o velho permaneceria montado. Prosseguiram…
Mais na frente tinha uma lagoa e algumas velhas estavam lavando roupa. Quando viram a cena, puseram-se a reclamar; "Que absurdo! Explorando a pobre criança, podendo deixá-la em cima do animal".
Constrangidos com o ocorrido, trocaram as posições, ou seja, o menino montou e o avô desceu.
Tinham caminhado alguns metros, quando algumas jovens sentadas na calçada externaram seu espanto com o que presenciaram; "Que menino preguiçoso! Enquanto este velho senhor caminha, ele fica todo prazeroso em cima do animal. Tenha vergonha!".
Diante disto, o neto desceu e desta vez o velho não subiu. Ambos resolveram caminhar, puxando o burro.
Já acreditavam ter encontrado a fórmula mais correta quando passaram em frente a um bar. Alguns homens que ali estavam começaram a dar gargalhadas, fazendo chacota da cena; "São mesmo uns idiotas! Ficam andando a pé, enquanto puxam um animal tão jovem e forte!".
O avô e o neto olharam um para o outro, como que tentando encontrar a maneira correta de agir.
Então ambos pegaram o burro e o carregaram nas costas!
É bem provável que você já tenha passado por uma situação igual a deste senhor ao ter feito alguma publicação em alguma rede social. E como consequência disto nos surge uma pergunta. Então o que devo postar e o que não devo, já que nem todos pensam igual a mim?
Quero que saiba que meu intuito ao escrever este texto é também encontrar uma resposta para esta pergunta, mas ainda não tenho, o que tenho é uma dica.
Na bíblia existe um versículo muito interessante no livro de Provérbios 18:21 que diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Muitos ao lerem este versículo se lembram somente da língua falada, mas acabam por esquecer que também existe  a linguagem escrita que é a qual estou utilizando para  me  comunicar com você neste momento.
Quando falamos de vida falamos de início, de novidade, de coisas boas e quando falamos de morte nos referimos a fim, destruição, coisas desagradáveis.
Com isto, a pergunta que faço é: Você tem usado sua língua; seja ela falada, escrita, ou artística; para produzir vida ou morte? Para iniciar novas amizades ou para por fim nelas? Para construir ou para destruir? O poder pertence a você!
Antes de você usar sua liberdade de expressão para dizer algo reflita sobre o valor dessa expressão com liberdade.

8 comentários:

  1. Mandou bem...
    O ponto é: Como cristão tenho que ter consciência disso, de que minha comunicação também é sal Cl. 4:6.
    Vou ser sincero em minhas opiniões, não me venderei para agradar alguém ou um grupo, denunciarei o pecado sempre, e apoiarei quem o faz!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão,nos faz pensar como estamos agindo e usando nossa opinião e influencia como cristão.Inevitavelmente o facebook é só mais uma das extensoes de nosso carater.
    Já usaram pedras,panos,esculturas e paredes de cavernas para deixar as marcas de um tempo ou influenciar pessoas.A nossa ferramenta agora é essa "internet",cristãos ou não temos que deixar boas marcas para nossas proximas gerações.

    ResponderExcluir
  3. e ai meu bom amigo mais tarde vou entrar aqui pra mim ler estas palavras bonitas abraços pai do garde betão

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe que sempre gostei das tuas publicações...e este mais do que nunca vem calhar com nossos dias e nos faz pensar antes de falar ou escrever,publicar,curtir,e compartilhar. Que Deus continue te iluminando e te abençoando...Lucas.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Lucão. Deus continue te inspirando e sendo a principal inspiração em sua vida. Vc é benção. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Lucas! Uma bela reflexão à todos nós, usuários das redes sociais!

    ResponderExcluir
  7. Sabrina Nunez

    Lindoo Luh, vc sempre mt sábio!

    Deus abençõe!

    ResponderExcluir